Mãe. Inquieta. Lésbica. Foda-se. ▶ #Herstorytelling

O papel social da criança

O papel que o patriarcado espera de nós, mulheres, é o de mãe casada e submissa às regras capitalistas, é o de dona-de-casa, responsável única pela administração dos afazeres domésticos ou o de prostituta. Se não nos encaixamos nos dois primeiros, automaticamente pulamos para o terceiro. Com as crianças não é diferente. Quero dizer, é. Às crianças, são reservados os papéis de filhos e alunos. Elas também são, como nós, reduzidas a esses dois papéis.

Foi a conclusão a que cheguei hoje enquanto estava deitada, observando meu filho de quatro meses dormir. Ele é meu filho. Mas somente como filho é que ele é meu, e o pronome possessivo me incomoda tanto que cheguei a desenvolver um monólogo mental dirigido a ele, que, no tempo certo, lerá.

Ei-lo:

Você é meu filho, mas você é seu menino. Assim como eu sou sua mãe, mas sou minha mulher. Seu corpo, sua mente, sua vida, suas ideias e ideais, tudo isso te pertence. Como as minhas pertencem a mim. Não é uma delícia trocar o que nos pertence sem termos que ficar sem nada? O fato de você ser meu filho só quer dizer que enquanto você for criança e adolescente, seu bem-estar físico, emocional, mental e espiritual estarão sob minha tutela, o que se faz totalmente necessário em um mundo hostil aos não adultos. Mas eu não posso forçar você a nada. Eu não tenho poder sobre sua vida, eu tenho a responsabilidade de sustentar as suas potencialidades e de te proteger do poder destruidor do mundo. O resto é a sua liberdade e eu confio em você, no seu corpo, nas suas necessidades, habilidades e talentos.

E aluno, filho, você não é. Você é aluno-professor que veio me ensinar que eu sou eu e que eu sou minha e que eu sou livre e que eu mereço ser feliz. Mas mais do que isso, você é aluno-professor do mundo. Você é do mundo e o mundo é seu. Como mãe, sou expectadora curiosíssima da tua existência.

Deixe um comentário

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

